segunda-feira, 11 de março de 2013

Você deve ouvir: The Wonder Years


Existem bandas que as pessoas precisam conhecer. Mas o argumento simples de que ela é 'legal', 'interessante' ou tem influências de tal outro artista não é suficiente. E por isso criei essa nova coluna: 'Você deve ouvir'.
E vou começar por The Wonder Years. Uma das revelações do Pop Punk nos últimos anos.

Formada em 2005 na cidade de Landslane na Pensilvânia (EUA), o a banda se destaca pela energia nas músicas e as letras do vocalista Dan 'Soupy' Campbell. É muito fácil encontrar referências da Cultura Pop nos títulos ou nas suas composições. Claro, começando pelo o nome, referente a série 'The Wonder Years', aqui no Brasil conhecida por Anos Incríveis.

Faixas como 'Buzz Aldrin: The Poster Boy for Seconde Place', 'Solo & Chewy: Holdin' It Down' e 'You're Not Salinger. Get Over It' são mais alguns exemplos. Elas aparecem nos primeiros trabalhos do Wonder Years: o disco 'Get Stoked On It!' (2007) e o EP 'Won't Be Pathetic Forever' (2008).

Buzz Aldrin: The Poster Boy for Second Place by The Wonder Years on Grooveshark
Solo & Chewy: Holdin' It Down (feat. Rachel Minton) by The Wonder Years on Grooveshark
You're Not Sallinger. Get Over It. by The Wonder Years on Grooveshark

Se você quer conhecer mesmo a banda, deve começar ouvindo o álbum 'The Upsides' (2010). Não apenas escute o disco, mas que leia as letras também. É nesse quesito que se esconde o grande segredo do Wonder Years.
Os temas abordados por Soupy são comuns de quem está saindo da adolescência e entrando na fase adulta. Contando os meses para terminar o colegial, mesmo sem muitas pretensões sobre o futuro, como 'My Last Semester'.

My Last Semester by The Wonder Years on Grooveshark

Brigas com as namoradas, as dificuldades para se adaptar com a cidade onde vive também foram algumas inspirações para as composições. 'Melrose Diner' e 'This Party Sucks' são alguns dos destaques do trabalho que mostra o amadurecimento da banda.

Melrose Diner by The Wonder Years on Grooveshark

Em 2011, The Wonder Years lança 'Suburbia I've Given You All and Now I'm Nothing'. Talvez o mais completo de todos os trabalhos da banda. Desde o título do álbum até diversos versos das composições, a grande inspiração foi o poema 'America' do escritor beatnik Allen Ginsberg.

Além de ser estruturado em cima do poema, o disco faz uma ponte com o anterior, 'The Upsides'. Parecendo uma continuação. Diversos trechos fazem referência alguma música do álbum de 2010, como se fosse a sequência de uma história. 'Came Out Swinging''Local Man Ruins Everything' e 'Hoodie Weather' são os grandes destaques do disco.

Came Out Swinging by The Wonder Years on Grooveshark
Local Man Ruins Everything by The Wonder Years on Grooveshark
Hoodie Weather by The Wonder Years on Grooveshark

Fazer todas essas ligações não é tão simples quanto parece. Mas Soupy conseguiu fazer. Utilizar um poema dos anos 50 como base para letras que refletem bastante a 'crise dos 20 e poucos anos' são poucos que conseguem.

Fundir a literatura com o Pop Punk/Easycore foi uma das coisas que me chamou atenção ao ouvir a banda e acredito que deve ser um dos principais motivos para você ouvir The Wonder Years.

Em maio a banda vai lançar seu quarto full lenght, 'The Greatest Generation'. A expectativa é que eles mantenham o nível e surpreendam novamente.

Esse foi a primeira edição do 'Você deve ouvir'. Na próxima semana, uma nova banda.

Nenhum comentário :

Postar um comentário