segunda-feira, 18 de março de 2013

Você deve ouvir: Dissonicos


Segunda edição do 'Você deve ouvir' e resolvi falar de uma banda nacional. O Dissonicos traz um som mais punk do que Pop, mas as suas referências são bem populares. Cinema, Literatura e a própria Música estão sempre presentes nas letras de Álvaro Dutra (vocalista/guitarrista). De John Fante a Ramones, de Bukowski a The Clash. Tudo é influência misturada ao cotidiano de um cara que curte Punk Rock em Brasilia.
Saiba um pouco mais de cada álbum e EP da banda:

Em 2007, a banda lançou um EP que era vendido a R$1,00 nos shows, mas que trazia algumas músicas do disco 'Espere Por Mim, Bandini'. O trabalho foi disponibilizado para download apenas em 2008 e traz 21 sons.
O título faz referência ao livro 'Espere a Primavera, Bandini' de John Fante. E quase como um álbum conceitual, ele conta as diversas situações da vida de um personagem principal que mora em Brasilia. Nas letras são explorados vários assuntos comuns de quem está na adolescência ou no começo da vida adulta. Mas o principal foco são em relacionamentos. Sejam eles amorosos ou apenas de amizade.
Os grandes destaques do disco são as músicas 'Eu Não Sei Dançar', 'Riot Grrrl' e 'Esperar'. Vale ouvir também a versão de 'I Was Wrong' do Social Distortion, que em português tornou-se 'Eu Errei':

No ano seguinte, o Dissonicos lançou o EP 'Bob'. Três músicas que trazem novamente o personagem principal do trabalho anterior e uma 'aventura' com o amigo Bob. Os três 'atos' contam uma história bem comum, de um conhecido que termina o namoro e procura um colega para desabafar. E claro, depois das tentativas de superar o fim do relacionamento, retoma o namoro.
As letras dariam para montar um belo clipe ou curta, destaque para 'Não Entendo':


Ainda em 2009, a banda lança um EP acústico chamado 'Sem Refrão Sem Cigarro Só Talvez'. Perto da energia dos outros trabalho, ele fica perdido no meio na discografia. O conceito dele, mais uma vez contando uma história é interessante.

Caça ou Caçador(a) by Dissonicos on Grooveshark

'... Foi Um Ano Ruim' saiu em 2011. Um álbum mais agressivo, porém com letras que seguem a linha dos trabalhos anteriores. Agora outros personagens entram na história, os amigos são os protagonistas de algumas situações comuns do cotidiano. A garota que quer esquecer o namoro em uma festa, a menina que  não se decide se quer ou não ficar com o cara, o sujeito convencido e várias outras histórias.
Destaque para 'Me Animar', 'Aumenta Esse Som' e 'Vou Em Frente':

Me Animar by Dissonicos on Grooveshark
Aumenta esse Som by Dissonicos on Grooveshark
Vou em Frente by Dissonicos on Grooveshark

Esse ano a banda lançou 'A Melhor Banda do Mundo'. O EP com duas músicas traz a história de dois amigos que sonham em ter a melhor banda do mundo, mas caem em si e percebem que a vida de rockstar nem sempre é fácil.

Melhor Banda do Mundo by Dissonicos on Grooveshark
Não é Pra Mim by Dissonicos on Grooveshark

O grande destaque do Dissonicos são suas letras. Descrições exatas de situações que várias pessoas já passaram. Algumas comuns, outras em comuns, mas que estamos sujeitos a passar. Sem falar das referências a filmes, livros e até mesmo a outros artistas. Elementos que desperta curiosidade em conhecer  sobre os autores e as bandas que são citadas. Argumentos suficientes que valem a pena ouvir esse trio.

Todos os álbuns e EPs estão disponíveis para audição no Grooveshark. E podem ser baixados no Tramavirtual, antes que o site saia fora do ar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário