quinta-feira, 28 de março de 2013

Você Precisa Assistir: SLC Punk


Feriado chegando e para muitos é uma boa oportunidade de assistir filmes. E assim como a coluna 'Você Deve Ouvir', hoje teremos a 'Você Precisa Assistir' sobre filmes que abordam o Punk Rock, Pop Punk e suas vertentes. Nossa nova colaboradora, Querolx, indicou SLC Punk. Leia a resenha escrita por ela:

SLC PUNK!, escrito e dirigido por James Merendino, foi lançado em 1998. O filme conta a história de Stevo (Matthew Lilard), um jovem punk anarquista que mostra aos espectadores a realidade da cena punk e underground de qual participava. O protagonista conta diversas histórias e explica o papel de cada personagem nesse ambiente que ele acredita ser o futuro da nação. 
O longa faz abre um debate forte sobre o uso e tráfico de drogas, o punk como moda, falta de compreensão dos adultos. A anarquia como modo de vida e as dificuldades ideológicas vivenciadas pelos personagens também são os principais temas abordado por Merendino. 
Com cerca de 1 hora e 30 minutos o diretor consegue trazer para o público um ponto de vista diferente em relação à juventude de botas, moicanos coloridos e um A tatuado. Ele vai além das aparências e mostra o lado sentimental e dramático do protagonista que se assume anarquista revolucionário. E traz a tona a velha, e triste, ideia do Punk apenas como uma fase, e da ideologia anárquica com prazo de validade.
SLC Punk nos leva à outra esfera do punk e do underground. Possibilitando um entendimento do punk como atitude e ideal, indo muito além do estilo musical. E principalmente da moda, que hoje em dia já foram comercializados, empacotados e vendidos por lojas de departamento!
A trilha sonora não deixa a desejar, trazendo músicas do Ramones, Suicidal Machines e Adolescents.
Por sua atuação no filme, o ator Matthew Lilard ganhou o prêmio de melhor ator no festival argentino Mar del Plata Film. E o diretor Merendino comentou que já está trabalhando numa sequencia de SLC Punk, previsto para estrear em 2014.
Vale a pena, entender, rir e sofrer com um personagem que com certeza se identifica com o público desse site. Veja o trailer:

Um comentário :