terça-feira, 2 de abril de 2013

Site lista os 10 melhores álbuns de Pop Punk


O Ultimate Guitar resolveu se aprofundar no assunto Pop Punk e fazer uma lista com os principais álbuns do gênero. E com a ajuda dos seus leitores, o site elegeu os 10 discos mais influentes. Confira a lista completa e os comentários feitos sobre cada um deles:


10. Descendents - 'Everything Sucks' (1996)
Depois de nove anos de hiato após o lançamento do disco 'All' (1987), pois o vocalista Milo Aukerman deixou a música de lado para estudar biociência (durante esse tempo, os outros membros começaram o projeto paralelo também chamado de All), eles se reuniram e produziram essa joia. Porém, nem todo mundo gostou dele - a revista Rolling Stone disse que essa reunião deveria ser 'imperdoável' e que o título correspondia a qualidade do trabalho.


09. Good Charlotte - 'The Young and The Hopeless' (2002)
O primeiro de muitos desta lista em que poucos clipes os empurraram para uma fama internacional. Os irmãos gêmeos Madden tinha um visual punk, a banda tinha músicas cativantes, e isso tudo vendo quase 3,5 milhões de cópias apenas no Estados Unidos. Talvez você não saiba, mas esse disco é um dos 15 trabalhos que experimentaram por músicas dos dois lados de um CD, algo como um 'vinil digital': onde de um lado está o álbum e do outro as faixas bônus. Esse formato não decolou da mesma forma que esse disco.


08. Buzzcocks - 'Singles Going Steady' (1979)
Essa é uma compilação de EPs lançados entre 1977 e 1979 pela lendária banda inglesa Buzzcocks. A ideia inicial talvez tenha sido de apenas organizar todos os singles e lançar em um disco, mas tornou-se um dos álbuns mais respeitados da história do punk e aparece regularmente nas listas de melhores discos dos anos 70.


07. Yellowcard - 'Ocean Avenue' (2003)
Se você tem uma banda de Pop Punk e seu disco vende 11 mil cópias na primeira semana de lançamento, você deveria ficar bem feliz se ele chegasse ao 61º lugar na parada da Billboard, certo? Foi exatamente isso que aconteceu com o Yellowcard no seu álbum de estreia na Capital Records. Mas a sua série de sucessos não termina por aí. O disco ganhou o certificado de Platina depois de vender 1 milhão de cópias, e os fãs de videogames devem lembrar da música 'Breathing' da trilha sonora do jogo Burnout 3.


06. Jimmy Eat World - 'Bleed American' (2001)
Lançado as vésperas dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, o banda teve que usar o próprio nome como título para o trabalho. Em 2008, o Jimmy Eat World voltou a usar o nome original, no qual se encaixa com o propósito do trabalho, sem referências aos lugares - ele é agressivo, sincero, e tudo que um verdadeiro disco Emo deveria ser. E muito mais.


05. The Offspring - 'Americana' (1998)
Por fora é um incrível disco classificado como Pop Punk, mas por dentro são descrições bem obscuras sobre o lado podre do 'American Way Of Life'. "São pequenas histórias sobre as circunstâncias em que vivemos e o que observamos a nossa volta," disse o vocalista Dexter Holland no lançamento do disco. "Queríamos expor o lado negro da nossa cultura. Isso pode parecer um episódio de 'Happy Days' lá nos Estados Unidos, mas parece mais com algo do 'Twin Peaks'."


04. Sum 41 - 'All Killer No Filler' (2001)
O que começou como uma cover de NOFX tornou-se uma das bandas que cresceram rapidamente dentro da história do Pop Punk. Fiel ao gênero, esse álbum que fez a banda estourar aborda assuntos como ser preguiçoso, namoradas sacanas e se entupir de junk food - todas suas canções para cantar juntos e vídeos conquistaram uma geração inteira de fãs de punk...


03. Weezer - 'Blue Album' (1994)
Quando o Weezer começou em 1992, ninguém em Los Angeles queriam ouvi-los. "Estávamos tocando as mesmas músicas que eventualmente tornaram-se hits," contou a banda, mas aparentemente o público apenas queriam ouvir bandas Grunge. Com um pouco mais de experiencia, a banda começou a moldar seu som original neste disco, e resultou no álbum favorito de muitos fãs.


02. blink-182 - 'Enema Of The State' (1999)
Qual garoto adolescente não foi fisgado pela invasão do Pop Punk nas rádios ou pela enfermeira sensual na capa? O baterista Travis Barker tinha acabado de entrar para a banda quando o disco começou a ser produzido, e seu trabalho é o mais criativo de toda essa lista. De várias formas, o lançamento desse disco só ficou em segundo lugar por conta de 'Dookie' do Green Day, que abriu o caminho para que todas essas bandas como o blink-182 existissem.


01. Green Day - 'Dookie'
De uma maneira engraçada, o Green Day e a explosão do Pop Punk na grande mídia foi resultado da revolução do Grunge no inicio dos anos 90. Artistas alternativos eram a bola da vez nas grandes gravadoras,   então os chefes mandavam seus representantes buscar no underground uma nova revelação. O lançamento do 'Kerplunk' estava chamando atenção e a chovia convites de grandes gravadoras tentando convencer o trio a assinar um contrato.
A banda estava ignorando todos eles até conhecer Rob Cavallo da Reprise Records. Eles adoravam seu trabalho com o The Muffs, e assinaram o contrato apesar da revolta do seus fãs. Era apenas o segundo trabalho do produtor Jerry Finn, mas ele era tão bom que sua carreira tornou-se definitivamente uma coleção de álbuns importantes do punk nos anos 90/2000.
Dookie foi sucesso global, e como todos nós sabemos, a banda conseguiu alcançar saltos maiores. Mas para muitos fãs de Pop Punk, este álbum traduz o verdadeiro espirito do gênero, e o impossível de superado no futuro.

2 comentários :

  1. Vários Álbuns ótimos na lista, mais faltou Life in General do MxPx ... na verdade sempre alguém vai dizer que falta um ou dois HEHEHEHE, mais nem todos aí são os 10 melhores nem fodendo hahahahah!

    ResponderExcluir
  2. Lista horrível, faltando MXPX, American Idiot do Green Day e Simple Plan

    ResponderExcluir