sábado, 20 de setembro de 2014

Green Day: 10 anos de "American Idiot"


Se em 1994, o Green Day e seu Dookie conseguiram trazer para o mainstream o que estava escondido no underground punk californiano. Em 2004, com o lançamento de American Idiot, eles conseguiram mostrar que não precisa de exatamente três acordes e músicas curtas para lançar um álbum punk e politizado. Ele poderia ser uma ópera punk rock chamando o próprio país de idiota.

Fazia poucos anos que tinham acontecido os atentados de 11 de setembro: os americanos viviam em estado de choque, controlados pelas mídias e concordavam com o envio de tropas ao Iraque. E isso fica claro logo no single que dá nome ao trabalho. 

Ele era apenas uma introdução a história para uma história sobre como a juventude dos subúrbios americanos se comportavam. Enquanto alguns eram enviados para o Iraque, outros não viam um futuro promissor.

E Billie Joe Armstrong conseguiu mostrar um pouco dessas personalidades através dos seus personagens. Seja o garoto Jesus Of Suburbia, o traficante St. Jimmy ou uma garota rebelde que ninguém sabe o nome.

Apesar de ter uma história toda muito bem construída, sempre que podiam as canções faziam críticas ao governo Bush. Nas entrelinhas, sempre aparecia algo que mostrava a discordância com o governo americano na época. 

Com o American Idiot, o Green Day mostrou que não é preciso ter moicano para enfrentar o governo. É necessário ser um engravatado como eles para ser ouvido. E a ideia continua nos "figurinos" das turnês até hoje.



American Idiot contribuiu para o retorno do Pop Punk na mídia. E ajudou o Green Day a renovar seus fãs com uma nova geração de admiradores. Muitos fãs de hoje só conheceram a banda por meio dos clipes na MTV.

Com isso, a grande mídia aproveitou para dar espaço para outras bandas de Pop Punk, assim como em 1994. Ou seja, o Green Day sempre teve a responsabilidade em fazer a ponte entre o Punk e a mídia.

Com certeza você deve estar se perguntando: Já faz quese 10 anos que saiu o clipe de Jesus Of Suburbia na MTV? Pois é. Agora você vai começar a ouvir American Idiot com um tom nostálgico, pois ele já tem uma década de existência (e de serviços ao Pop Punk).

2 comentários :

  1. Realmente o "tom nostálgico" permeia o dia de hoje... me faz pensar quantas vezes ouvi essas canções ao longo desses 10 anos, e o quanto elas significam para mim.

    ResponderExcluir