segunda-feira, 6 de maio de 2013

Você deve ouvir: Pinhead Gunpowder


Que o Green Day fez (e ainda faz) parte da adolescência de muitos fãs de Pop Punk, quase todo mundo sabe. Mas poucos conhecem o Pinhead Gunpowder, projeto paralelo dos guitarristas Billie Joe Armstrong e Jason White. Além dos dois músicos, a formação atual da banda conta com Bill Scheneider (Baixo) e Aaron Cometbus (Bateria). 
Fundado em 1990, em 23 anos de existência o quarteto fez apenas 22 shows. Saiba mais sobre eles:

Em 1990, Billie Joe e o guitarrista Mike Kirsh frequentavam e ensaiavam no estúdio House-O-Toast. O lugar servia de moradia para o então baterista Aaron Cometbus (Crimpshrine). Conhecidos de longa data dentro da cena Punk Rock em East Bay, eles começam a ensaiar e compor músicas para um projeto sem muitas pretensões. Principalmente por conta de Aaron não fixar residência em Berkeley, sempre mudando-se para outras cidades da Califórnia. 

Durante a primavera de 1991, o baterista volta para a cidade e assim forma definidamente o Pinhead Gunpowder. Além dos já conhecidos guitarristas, o músico convida Bill Scheneider para tocar baixo na banda. Aaron e Billie já tinha algumas composições juntos por tocarem juntos numa banda chamada Blatz. 

Ainda em 1991, o Pinhead Gunpowder lança seu EP de estreia, 'Tründle and Spring'. Com quatro músicas, o trabalho saiu pelo selo Take a Day Records. Os destaques são as faixas 'Keeping Warm in The Nighttime' e 'MPLS Song'. Elas trazem a sonoridade praticamente única que a banda possuí. Assim como nos próximos trabalhos, as letras são escritas principalmente por Cometbus.

Keeping Warm in the Nighttime by Pinhead Gunpowder on Grooveshark
MPLS Song by Pinhead Gunpowder on Grooveshark

Desde o início, todos os membros da banda tinha em mente que o Pinhead Gunpowder seria apenas um projeto paralelo. Já que todos eles tinham outras bandas para se dedicar em tempo integral. Em 1992,  o quarteto lançou o EP 'Fahizah'. Mais quatro músicas: 'Freedom Is...' e a cover de Joni Mitchell 'Big Yellow Taxi' merecem ser ouvidas:

Freedom Is by Pinhead Gunpowder on Grooveshark
Big Yellow Taxi by Pinhead Gunpowder on Grooveshark

O ano de 1994 é bem movimentado para o Pinhead Gunpowder. Eles lançam a coletânea 'Jump Salty', que traz os dois primeiros EPs e algumas outras faixas extras do grupo. Como 'Losers Of The Year' e 'Benicia by the Bay':

Losers of the Year by Pinhead Gunpowder on Grooveshark
Benicia by the Bay by Pinhead Gunpowder on Grooveshark

Ainda em 1994, Mike Kirsh não concorda com a atitude do Green Day assinar o contrato com uma grande gravadora e deixa o Pinhead Gunpowder. Como substituto, entrou o guitarrista Jason White.

Com o novo integrante, a banda grava seu primeiro full lenght, 'Carry The Banner', lançado em dezembro de 1994 pela Lookout Records. Os destaques são as músicas 'Find My Place', 'Reach for the Bottle' e a versão 'Mahogany', originalmente cantada pela diva pop Diana Ross:

Find My Place by Pinhead Gunpowder on Grooveshark
Reach for the Bottle by Pinhead Gunpowder on Grooveshark

Com os outros membros ocupados com suas bandas ‘principais’, o Pinhead Gunpowder lançou seu segundo disco apenas em 1997: o 'Goodbye Ellston Avenue'. O trabalho traz um som amadurecido, porém sem perder as raízes Punk. As canções são escritas tanto por Cometbus, como de Jason  White e Billie Joe (com o pseudônimo de Fink). 'Life During Wartime', 'Backyard Flames' e a cover de 'Songs of My Returning' do cantor folk Phil Ochs podem ser considerados os singles do álbum.

Life During Wartime by Pinhead Gunpowder on Grooveshark
Backyard Flames by Pinhead Gunpowder on Grooveshark
Song Of My Returning by Pinhead Gunpowder on Grooveshark

Gravado no porão da casa de Billie Joe, a banda lança o EP 'Shoot the Moon' em 1999. Ele continua na mesma linha que o trabalho anterior, porém com riffs mais acelerados. 'Cabot Gal', '27' e a versão de 'Achin' To Be' do Replacements são os destaques. 

Cabot Girl by Pinhead Gunpowder on Grooveshark
27 by Pinhead Gunpowder on Grooveshark
Achin to Be by Pinhead Gunpowder on Grooveshark

O ano de 2000 é o mais produtivo da banda: saem os EPs 'Pinhead Gunpowder' e '8 Chords, 328 Words', além do split com a banda Dillinger Four. Todos os registros dessa época foram lançados na coletânea 'Compulsive Disclosure' de 2003. Vale a pena ouvir 'Landlords' e 'At Your Funeral'.

Landlords by Pinhead Gunpowder on Grooveshark
At Your Funeral by Pinhead Gunpowder on Grooveshark

Por conta do sucesso do disco 'American Idiot' (2004) do Green Day e a extensa tour de divulgação, o Pinhead Gunpowder ficou com as suas atividades suspensas. O grupo só se reuniu novamente em 2008 para lançar do EP 'West Side Highway'. Além da faixa-título, vale a pena ouvir 'Anniversary Song'.

West Side Highway by Pinhead Gunpowder on Grooveshark
Anniversary Song by Pinhead Gunpowder on Grooveshark

Para o lançamento do EP, a banda fez uma mini-tour com cinco apresentações em clubes da Califórnia. Sendo a último delas realizada no famoso Gilman Street Club. O registro do show foi lançado no disco duplo 'Kick Over The Traces' (2009). A coletânea traz um resumo da carreira do Pinhead Gunpowder. 

A última apresentação da banda (até o momento) foi um show beneficente para um amigo de Billie Joe no dia 12 de fevereiro de 2010, no Gilman Street Club. Em dezembro de 2012, as chances da banda se reunir com a formação original acabaram. Mike Kirsch faleceu vitima de graves problemas de saúde.

Diferente do que acontece do Green Day, Billie Joe no Pinhead Gunpowder é apenas mais um músico. Não existe status de líder dentro da banda, todos escrevem e participam da criação das músicas. O 'super grupo' da Bay Area tem uma sonoridade própria, bebendo bastante da fonte do Punk Rock.

Nenhum comentário :

Postar um comentário